Introdução
Para nós da SA365, entender o que é Inteligência Artificial (IA) e o que fazer com ela é essencial para empresas que buscam se modernizar e otimizar seus processos. Segundo uma pesquisa realizada pela Gartner, a previsão é que 90% das empresas usem IA até 2025.
Hoje existem ferramentas que nos auxiliam não só nas aplicações do trabalho, como no dia a dia de qualquer ser humano. A IA vai muito além da automação mecânica, envolve processos cognitivos e a capacidade de aprendizado de uma máquina.
Especialmente no cenário do marketing, a IA é uma tecnologia poderosa que pode ajudar marcas a conquistar vantagens competitivas e acelerar resultados. Nossa responsabilidade como agência é entender como podemos aplicar essas ferramentas no dia a dia junto com nossos clientes e otimizar processos, tomar decisões mais assertivas e mais embasadas em dados, para assim, obter melhores resultados.
Nesse artigo vamos dissertar sobre o que é inteligência artificial, seus benefícios aplicados às empresas, além de dar exemplos de aplicações focando principalmente na área de marketing, o que estamos testando e validando na agência e te ajudar a definir uma estratégia de como fazer isso.
Boa leitura.
O que é IA?
A IA é um campo da ciência que reúne algoritmos, redes neurais artificiais e sistemas de aprendizado que conseguem simular capacidades humanas ligadas ao aprendizado, solucionando problemas, compreendendo linguagens e, por fim, tomando decisões.
Isso, aplicado às empresas, tem um enorme poder em áreas como marketing e vendas, relacionamento com o cliente, engenharia, tecnologia, P&D e outras, sendo utilizada para extrair insights valiosos de dados, realizar automações de métodos complexos e agilizar processos. Um estudo feito pela Mckinsey, revelou que cerca de 75% do valor agregado pela IA está concentrado nessas áreas.
Como a Inteligência Artificial funciona?
Três tecnologias são as responsáveis pelo desenvolvimento de IA, são elas: Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural (PLN). Essas tecnologias juntas possibilitam a coleta, entendimento e processamento de dados, bem como o reconhecimento e classificação desses dados em camadas, convertendo-os em linguagem humana compreensível e permitindo a criação de soluções avançadas baseadas em IA.
Ao usar essa tecnologia no dia a dia, as organizações podem se beneficiar de diversas formas. Uma pesquisa realizada recentemente pela GitHub, mostrou que o recurso tem ajudado 73% dos colaboradores no fluxo de trabalho e 87% na redução do estresse mental de tarefas repetitivas.
Benefícios de IA aplicada a empresas
Auxílio na tomada de decisão
A Inteligência Artificial auxilia na simplificação e análise de dados, proporcionando clareza e organização para embasar a tomada de decisões de forma data driven, especialmente quando combinada com soluções de big data para lidar com volumes massivos de dados não-estruturados.
Automações de processos
A Inteligência Artificial desempenha um papel crucial na automação de atividades lógicas, analíticas e cognitivas, acelerando o processamento de informações.
Contribui na agilidade e eficiência
Uma solução de IA virtual utiliza algoritmos para sugerir produtos que correspondam aos perfis de consumidores analisados, auxiliando no desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes. Além disso, a IA proporciona a replicação de processos, escalabilidade e agilidade na obtenção de informações relevantes por meio da mineração de textos.
Melhora o entendimento do público
A Inteligência Artificial otimiza o atendimento ao público, oferecendo comunicação eficiente, agilidade em transações, personalização e impactando positivamente a satisfação do cliente. Além disso, reduz custos financeiros com equipes dedicadas a esse serviço.
Exemplos de aplicação em diferentes segmentos
A inteligência artificial tem demonstrado seu poder transformador em diversos segmentos da indústria. E qual será a aplicabilidade desses benefícios dentro das empresas em diferentes setores? Separamos alguns exemplos para ilustrar na prática.
Gestão financeira
Seja na análise de risco de crédito, na detecção de fraudes, atendimento ao cliente ou previsão de tendências de mercado, o setor financeiro, que tende a ser mais conservador, está mudando suas operações e sendo impactado da melhor forma por IA.
Dentre as aplicações usadas, esse setor acaba explorando mais as automações de processos, redução de erros e aumento da eficiência na tomada de decisões, além de ajudar na personalização dos produtos e serviços financeiros.
A Automação Robótica de Processos (RPA), juntamente com a IA, vem melhorando a qualidade do serviço prestado ao cliente e ajudando na diminuição de fraudes e ciberameaças. De acordo com uma pesquisa feita pelo “State of AI in Financial Services”, 78% das companhias já adotaram a tecnologia em suas operações.
Como é o caso do Banco Bradesco, que está testando o uso de IA para confirmar as transações PIX que pareçam suspeitas. A assistente virtual da instituição primeiro acionará os correntistas para confirmar as informações do cliente, e, por fim, entrará em contato com o cliente via Whatsapp.
RH
A tendência do trabalho de recrutamento com certeza é que seja cada vez mais facilitada pela IA. Há muitas discussões sobre a substituição dessa mão de obra por causa dos avanços nas plataformas, mas, por hora, a decisão e necessidade do pensamento humano é indiscutível.
Mas há diversas formas de aliar a tecnologia aos processos de recursos humanos, e o que vem sendo mais utilizado são os chatbots, que fazem uma primeira triagem com os candidatos, o processamento de dados, algoritmos de recrutamento e seleção e a humanização na gestão de pessoas.
O relatório Future of Work 2022, da IDC, previu que, até 2024, 80% das empresas globais usarão de IA e aprendizado de máquina para contratar, demitir e treinar colaboradores.
A Gupy é um exemplo de empresa do setor que vem apostando nas ferramentas de IA. Só em 2022 já investiu R$8 milhões em tecnologia e dentre os produtos lançados estão soluções de micro-aprendizado para gestores e liderados e uma solução que dá previsibilidade através de dados das ações de funcionários.
Operações e Produção
Seja no lançamento de novos produtos ou serviços, na eficiência das operações ou no gerenciamento da cadeia de suprimentos, a IA é uma grande aliada no setor industrial e de produção.
Alguns exemplos da aplicação de IA no setor são: manutenção preditiva, controle de estoque, design generativo, gestão de qualidade, robótica, otimização de processos e diminuição de perdas, considerando produção ou tempo nas operações.
No contexto de indústria 4.0, a IA vem promovendo um avanço notável de performance de mercado para empresas em fase de crescimento. A combinação de machine learning com IA, possibilitou que os equipamentos que já simulam o raciocínio e comportamento humano, processem mais dados e tenham mais apoio na tomada de decisão.
A Shell, multinacional de petróleo e gás natural, se uniu com a SparkCognition para automatizar tarefas envolvidas na coleta de dados sísmicos e na busca por novas reservas de combustível. O objetivo e estimativas da empresa são reduzir o tempo necessário para encontrar campos de petróleo, de nove meses para menos de nove dias, além de identificar reservas menores de difícil acesso.
Mídia
A aplicabilidade da Inteligência Artificial na indústria da mídia tem transformado radicalmente a forma como consumimos e produzimos conteúdo. Através de dados combinados com algoritmos, as segmentações de público estão cada vez mais precisas e além disso, o Machine Learning tem ganhado cada vez mais notoriedade e contribuindo para anúncios ainda mais assertivos.
Na SA365, usamos a IA em nossas operações de mídia como um copiloto em nossas estratégias. Através do aprendizado de máquina, estamos agregando uma entrega de criativo de um de nossos clientes de varejo que atua no segmento de cama, mesa e banho, oferecendo produtos personalizados de acordo com algumas variáveis, como por exemplo de acordo com a variação climática do local que o usuário impactado se encontra nas praças prioritárias para a empresa.
"As IA's vieram para otimizar o tempo dos profissionais de mídia, ajudando na montagem de público-alvo e levando cada vez mais a mensagem certa para o público que está interessado no seu produto de maneira criativa. Com aplicação das IA's dentro do cenário de mídia digital, conseguimos cada vez mais ser "taylor made" (sob medida) mesmo trabalhando com targets massivos.", comenta Alessandro Vicente, Head de Mídia da SA365.
Marketing
Em equipes de grandes empresas ou em operações autônomas, a Inteligência artificial entrou de vez no dia a dia dos profissionais de marketing. De acordo com um estudo realizado pela Salesforce, 51% dos profissionais da área usam IA no cotidiano.
Dentre os principais benefícios de utilizar a tecnologia no marketing, estão a otimização de custos, escalabilidade das ações estratégicas, agilidade nos processos e um maior conhecimento e melhoria da experiência do cliente, o que garante melhorias, autonomia e mais agilidade em todas as frentes de atuação no marketing.
A personalização de conteúdos melhora a experiência do usuário além de aumentar as taxas de conversão. A automação de marketing ajuda na economia de tempo, na consistência e a criar segmentações mais precisas. A segmentação de audiência aumenta o nível de relevância das comunicações, torna as estratégias mais eficientes e traz melhores resultados para campanhas. A análise de sentimentos ajuda na tomada de decisão e retenção do público. E os chatbots reduzem custos e aumentam a base de dados.
A tendência é que as empresas que utilizem IA no dia a dia, se tornem mais automatizadas entre 2030 e 2060, segundo o estudo da Mckinsey, acelerando a transformação das forças de trabalho, como nós da SA365, agência de publicidade, já estamos fazendo.
A Transformação e Aplicabilidade da IA no Marketing
“Nossos clientes e time entenderam que podemos utilizar a Inteligência Artificial para agilizar e melhorar nossas entregas, e isso nos abre espaço mental para sofisticarmos cada vez mais a comunicação das marcas”, comenta Gui Rios, sócio fundador da agência SA365.
São infinitas as possibilidades de aplicação na área, seja em ações mais complexas ou em soluções pontuais, mas queremos citar aqui algumas formas de aplicar:
Chatbots
Os chatbots podem melhorar significativamente o atendimento ao cliente, gerando respostas automatizadas de alto nível, coletando dados e personalizando o atendimento sem perder o toque humanizado. Uma pesquisa realizada pela Forrester, registrou que 89% dos chatbots são úteis na personalização das interações com clientes, o que impacta na qualidade.
Segmentação de público-alvo
A inteligência artificial aplicada à segmentação de público-alvo no marketing, permite que as empresas coletem e analisem dados de clientes para criar segmentos mais precisos.
Com isso, podem personalizar campanhas e mensagens de forma relevante, atendendo às necessidades específicas de cada grupo. Além disso, a IA ajuda a prever comportamentos futuros, tornando o marketing mais eficiente e impactante, enquanto economiza tempo e recursos.
Análise de Sentimento
A análise de sentimento com inteligência artificial é outra forma de analisar grandes quantidades de dados e ser mais assertivo no entendimento das emoções e opiniões dos clientes.
Com algoritmos de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, a IA identifica sentimentos positivos, neutros ou negativos em avaliações e comentários, possibilitando tomadas de decisões estratégicas e melhorias na experiência do cliente.
Automatizando o processo, as empresas ganham insights valiosos para aprimorar a reputação da marca, desenvolver campanhas mais impactantes e proporcionar experiências mais satisfatórias.
Análise de dados em tempo real
Automatizar o processo de leitura de dados garante que as empresas entendam com mais agilidade as necessidades de seus clientes e deixem suas ofertas mais assertivas.
Criação de Conteúdo
Na SA365 o recurso está sendo muito utilizado pela área de criação. Segundo Igor Guerra, head da área, as IAs estão ajudando a potencializar processos criativos de muitas maneiras, como em ilustrações, no fortalecimento de narrativas estratégicas, além de serem uma ferramenta de otimização de prototipação e construção visual de ideias.
“Recentemente, plataformas como as da Adobe e outras empresas, têm incorporado Inteligência Artificial em suas soluções, proporcionando um fluxo de trabalho integrado que otimiza processos, como expansão de imagens, exclusão e modificação de objetos, e tudo isso com apenas um clique. As possibilidades são infinitas, mas para resultados efetivos, o olhar técnico e o refinamento criativo, ainda são fundamentais.” comenta Igor.
O uso das ferramentas que oferecem essa tecnologia permitem que as empresas aloquem seus recursos de maneira mais adaptável, otimizando e aumentando o nível de qualidade e agilidade da entrega.
Como definir uma estratégia de uso de IA no seu negócio?
Traçar objetivos e necessidades
Para definir uma estratégia de uso de IA no seu negócio, o primeiro passo crucial é traçar objetivos claros e identificar as necessidades específicas da empresa. Determine quais problemas ou desafios podem ser melhor abordados com a ajuda da IA e estabeleça metas mensuráveis para avaliar o sucesso da implementação.
Coletar e entender dados
Um aspecto fundamental para uma estratégia de IA bem-sucedida é garantir a coleta e compreensão adequadas dos dados relevantes. Identifique as fontes de dados necessárias para treinar e alimentar o sistema de IA, além de assegurar que esses dados estejam limpos, organizados e em conformidade com regulamentações de privacidade.
Preparo do mindset de equipe
A integração da IA requer uma mudança de mindset dentro da equipe. É essencial promover uma cultura de aprendizado e inovação, mostrando aos colaboradores como a IA pode aprimorar seus processos e permitir que eles desempenhem um papel ativo na transição. Investir em treinamentos e workshops pode ser uma maneira eficiente de preparar a equipe para essa transformação.
Adote soluções eficientes de IA
Ao escolher soluções de IA para o seu negócio, avalie cuidadosamente as opções disponíveis no mercado. Procure por ferramentas e plataformas que sejam adequadas às suas necessidades e que possam ser facilmente integradas ao seu ambiente de trabalho. Certifique-se de que as soluções escolhidas estejam atualizadas e em conformidade com as regulamentações de segurança de dados.
Sempre tenha em mente que, ao criar a estratégia de uso de IA, é importante estar sempre aberto a adaptações e melhorias contínuas. A IA é uma tecnologia em constante evolução, e estar disposto a ajustar o plano de acordo com novas descobertas e avanços é essencial para obter os melhores resultados para o seu negócio.
Riscos e Desafios da Inteligência Artificial
Apesar da IA oferecer inúmeras oportunidades para as empresas, é importante estar a par de riscos e desafios associados ao seu uso. A pesquisa da Mckinsey também relatou que dentre os entrevistados em que a empresa já adota IA nas operações, apenas 21% afirmou que suas organizações estabeleceram políticas sob essas tecnologias.
Dentre os riscos mais comuns a imprecisão de informações e questões de privacidade e segurança de dados são uma preocupação constante que poucas organizações se atentam. Apenas 32% dizem que estão a mitigar a imprecisão, uma percentagem menor do que os 38% que dizem que estão a mitigar os riscos de segurança cibernética.*
Conclusão
Entender tudo isso sobre a Inteligência Artificial é importante para acompanhar a evolução e impacto dessa tecnologia nos mais diversos segmentos e principalmente colaborar com a IA para que ela continue criando valor significativo nas empresas e no dia a dia.
A utilidade das ferramentas que vem surgindo são diversas e é importante acompanhá-las para entender quais são as necessidades para o desenvolvimento das marcas e dos negócios. Para aprender mais e acompanhar de perto as novidades sobre IA e marketing, inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos com alto nível de curadoria sobre IA e outros assuntos que fazem parte do dia a dia dos times de marketing.